Quem carrega o teto do mundo?

Published by

on

Foi isto que vi em meu sonho. Não foi o teto de uma caverna que Ártemis foi forçada a carregar. Foi o teto do mundo.

A Maldição do Titã é o terceiro livro da série “Percy Jackson & os Olimpianos”, escrita pelo autor norte-americano Rick Riordan.

Publicado em 2009 no Brasil, pela Editora Intrínseca, o livro continua a saga do protagonista Percy Jackson, o garoto semideus que está destinado a grandes feitos e enfrentar desafios épicos, confrontando divindades gregas.

Diferente dos outros dois primeiros, este livro não ganhou uma adaptação, pois perceberam que não teriam como recuperar o enredo a partir do que fizeram no segundo filme, Mar de Monstros.

Como se trata do terceiro livro da série, é muito difícil falar sobre o enredo sem entregar um spoiler do que te espera nessa leitura. Mas juro que irei tentar.

A narrativa mantém o ritmo acelerado característico dos outros dois primeiros livros. Mas nesta, Percy conta com a ajuda de personagens novas, como Thalia, a filha de Zeus.

Na obra anterior, o nosso garoto herói junto de seus amigos e irmão, Tyson, vão atrás do Velocino de Ouro, para salvar a árvore de Thalia, que protege o acampamento.

Anos atrás, Thalia, ao sacrificar-se para salvar seus amigos, Grover, Annabeth e Luke, é transformada em uma árvore pelo seu próprio pai. E quando o Velocino de Ouro é trazido, ela acaba se livrando dessa maldição individual.

Na sexta-feira anterior às férias de inverno, minha mãe arrumou para mim uma maleta de viagem e algumas armas mortais e me levou até um novo internato. No caminho, pegamos minhas amigas Annabeth e Thalia.

Uma guerra é iminente e os três são convocados a recrutarem dois meio-sangues em Westover Hall, Bianca e Nico Di Angelo, encontrados por Grover.

Westover Hall parecia o castelo de um cavaleiro do mal. Era todo de pedras negras, com torres e janelas estreitas, e um grande conjunto de portas duplas de madeira. Erguia-se sobre um penhasco escarpado, coberto de neve, que dava vista para uma grande floresta gelada de um dos lados e para o oceano cinzento e agitado do outro.

O recrutamento não sai como esperavam. Annabeth é sequestrada e eles têm ajuda de um grupo de jovens meninas conhecidas como as Caçadoras, lideradas pela deusa Ártemis.

Bianca e Nico Di Angelo são levados para um turbilhão de acontecimentos. Ela decide integrar o time de Caçadoras e Nico, por ser jovem demais e não poder ainda sair em missão, pede a Percy que proteja a sua irmã na jornada de salvarem a deusa Ártemis e o Olimpo.

A oeste, cinco buscarão a deusa acorrentada, um se perderá na terra ressecada, a desgraça do Olimpo aponta a trilha, Campistas e Caçadoras, cada um, brilha, a maldição do titã um deve sustentar, e pela mão do pai, um irá expirar.

A Maldição do Titã mantém o padrão de qualidade estabelecido nos volumes anteriores, mas também eleva a intensidade da trama, deixando os leitores ansiosos por mais.

O desenvolvimento dos personagens é notável neste livro, com Percy amadurecendo diante dos desafios cada vez mais complexos. Pois ele se vê na necessidade de salvar sua amiga, mas para isso terá de perder o protagonismo nas aventuras para outras personagens.

Riordan continua a explorar os laços de amizade entre os semideuses, destacando a importância da lealdade e da colaboração em face da adversidade. Os acontecimentos deste livro são um pouco mais sérios que os dois anteriores.

Enquanto podemos notar os grandes feitos de heróis do passado, como Perseus e Odisseu, nos dois primeiros volumes da série, este livro se concentrará nas tarefas de Hércules, como o dragão Landon e o Leão de Nemeia.

A escrita ágil e repleta de humor de Riordan continua a cativar o público-alvo, ao mesmo tempo em que atrai leitores de todas as idades com seu enredo envolvente e personagens carismáticos.

Ao final deste livro, além de Percy ganhar um novo inimigo, que dará o gatilho inicial para o próximo livro A Batalha do Labirinto, ele encontra um outro Titã condenado por Zeus à uma árdua tarefa.

O terceiro livro da série Percy Jackson é uma adição emocionante e bem-sucedida à saga. Eu tinha me esquecido de como ele era emocionante ao final.

Continuo afirmando que esta é uma leitura fascinante para novos e também jovens leitores. A faixa etária é de 12 anos e ele possui 336 páginas, mas sua leitura é fluída e divertida.

O livro você pode conferir aqui. E amanhã tem episódio novo da primeira temporada na plataforma da Disney+, e não, eu não estou ganhando nada com isso!

2 respostas para “Quem carrega o teto do mundo?”.

  1. Avatar de De volta ao labirinto. – A Traça-Livros

    […] três outras resenhas dos três primeiros livros você confere aqui, aqui e aqui. A próxima vai ter polêmica também, pois irei falar da série televisiva feita Disney+. Poxa, […]

    Curtir

  2. Avatar de Fim de uma saga. – A Traça-Livros

    […] Maldição do Titã revela o despertar de Cronos, o temível Senhor dos Titãs, e a determinação dele em aniquilar toda a humanidade, desafiando […]

    Curtir

Deixe um comentário